Google homenageia arquiteta Lota de Macedo Soares

Você deve ter visto esse doodle (logomarca comemorativa) quando acessou o site de buscas, certo?

Foto: Google

A homenagem se trata dos 107 anos da arquiteta, urbanista e paisagista Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, mais conhecida como Lota de Macedo Soares.

Nascida na em Paris, a brilhante arquiteta autodidata brasileira foi responsável pelo projeto do Parque do Flamengo, localizado nos bairros da Glória e Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Ele é considerado o maior aterro do mundo, com mais de 1,2 milhão de m² e foi inaugurado em 1965, na gestão do então prefeito Carlos Lacerda.

“Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, conhecida como Lota, nasceu nesta data (16.03), em Paris, em 1910. Uma talentosa designer, Soares tinha um dom para a criação de estruturas e paisagens que refletem e reimaginam seus arredores. Samambaia, a casa de Soares compartilhada com a poetisa Elizabeth Bishop em Petrópolis, Brasil, parecia como se tivesse as asas de uma borboleta e o poder de tomar o voo a qualquer momento. O estúdio de Soares construído para Bishop contava com uma vista deslumbrante para as montanhas que muitas vezes distraia a poeta de sua escrita”, diz trecho do texto publicado pelo Google para justificar a bela homenagem.

Aterro do Flamengo Foto: Reprodução

Curiosidade: Em 2013, foi lançado o filme Flores Raras, interpretado pela Glória Pires, retrata a vida pessoal, profissional e conturbada da arquiteta. Uma ótima dica para o final de semana, hein?

Fonte: Google ; Wikipedia