Dica de Negócio: Defina o seu cliente ideal.

Não basta abrir um negócio , é preciso definir e estudar qual é ou quais serão os seus avatares. Para quem não sabe, Avatar é um conceito de marketing que significa identificar um perfil específico de cliente que adquire seu produto ou serviço. Com base nessas informações será preciso trabalhar o seu negócio.

Nós nomeamos o avatar e identificamos idade, gênero, objetivos, medos e dores, sonhos e desafios. O avatar normalmente é confundido com público-alvo, mas o conceito é completamente diferente, visto que o primeiro identifica características de um grupo, enquanto que o segundo trabalha as dores de uma persona específica. Em um mundo cada vez mais competitivo, no qual o consumidor está nas redes sociais, torna-se fundamental essa identificação correta de forma a atingir especificamente cada cliente.


Como encontrar seus avatares

A melhor maneira de encontrar o seus avatares é montar um planejamento. Para isso, é necessário levar em consideração vários tópicos, não apenas os clientes que gostam dos seus produtos e serviços, mas também analisar com cuidado todas as opiniões possíveis, inclusive as críticas que podem aparecer.

A melhor forma de identificar os avatares é por meio da seleção das pessoas certas da sua base de clientes, montagem de um roteiro de perguntas, realização de entrevistas com essa base e organização de grupos de discussão para definição dos clusters. Assim, realizamos um exercício de imaginação do que se espera encontrar no futuro do relacionamento de uma base de clientes já preestabelecida.

Definido o avatar, é necessário adequar todo o planejamento da empresa para atender às necessidades de cada grupo e adequar as etapas do funil de vendas da melhor maneira para eles. É necessário fazer revisões constantes sobre os seus avatares, pois o mercado é extremamente volátil e dinâmico.

Por mais trabalhoso que possa parecer, realizar pesquisas de mercado e análise de bases de dados de clientes a fim de definir os avatares da sua empresa, é vital, pois essas informações serão o ponto inicial de todo processo de atração, conversão, vendas e fidelização do seu serviço.

Fonte: Revista Gestão e Negócios