Instalação Y: Fabricação digital e artesanato em madeira.

Uma equipe internacional de arquitetos e carpinteiros, em colaboração com o Museu Nacional da Finlândia, trazem uma instalação do museu ao ar livre de Seurasaari, em Helsinque, na Finlândia, para o verão de 2017. Y foi construído no histórico pátio Niemelä Tenant Farm e ficará aberto até 15/09/2017.

Y é uma equação de temporalidade, tempo e uso provocativo da madeira no meio do museu. Niemelä Tenant Farm é um exemplo de arquitetura tradicional vernácula finlandesa composta por 13 edifícios, trazidos para a ilha do museu em 1909, no centro da Finlândia. A peça temporária forma um novo pátio social, como adição aos pátios existentes para animais e humanos. A instalação procura incentivar os visitantes a permanecerem mais tempo no Niemelä, alterando o ambiente familiar e permanente do museu. Y fornece um ponto de meditação hipnótico de onde é possível refletir sobre o estado de mudança do tempo.

A tradição nasce da continuação e da troca de conhecimentos e habilidades – a conjunção de novos e antigos. Como Y é o símbolo matemático para o desconhecido, a instalação Y aponta para o futuro e os possíveis resultados do patrimônio construído nórdico. Em Niemelä, Y é uma variável dentro do parâmetro de tempo.

Y combina fabricação digital com artesanato, inspirando e revelando as possibilidades de madeira na construção moderna. Incentiva a colaboração transfronteiriça entre arquitetos e carpinteiros, bem como a combinação de métodos de trabalho tradicionais de carpinteiros com design e produção digital. Y é construído com elementos CLT pré-fabricados horizontais interligados por 568 cunhas de madeira, configurando uma grande união de madeira feita de CLT.

Fonte: Archdaily