Dica de Negócio: Trabalhar demais não fará de você um arquiteto melhor.

Primeiramente, vamos definir o que é um “bom arquiteto”. Ele é mais produtivo? Promovido regularmente? Muito bem remunerado? Alguém que produz excelentes soluções de projeto?

Normalmente, todas essas características tendem a vir juntas. Se você é um arquiteto competente, é provável que seja reconhecido como tal. Então, se ser bom em seu trabalho trás fama e fortuna, a produtividade seria o ponto chave da questão?

Muitas vezes, a ideia de produtividade contrasta com as questões de projeto. A palavra “produtiva” remete à imagem de uma linha de produção que exclui rapidamente outras possibilidades. É tudo em razão da quantidade ao invés da qualidade. Obviamente, a arquitetura trabalha com prazos assim como todas as outras profissões, mas trabalhar demais não lhe fará um arquiteto melhor.

Utilizar até o último minuto tende a resultar em um produto melhor?
Virar várias noites resulta em projetos mais refinados?

Trabalhar muitas horas durante anos a fio pode ser muito desgastante, tanto física como mentalmente. Só porque você está consumindo as suas horas trabalhando, isso não significa necessariamente que terá projetos melhores no final.
Sendo assim, o que pode ser feito?
Sem entrar em detalhes mais específicos sobre como ser mais produtivo, há algumas coisas que você pode fazer para tentar ser mais eficiente no trabalho:

1. Começe mais cedo

Isso pode soar completamente não intuitivo, mas a maioria das pessoas é capaz de fazer mais coisas antes que o resto do escritório chegue e o telefone comece a tocar.

2. Desligue as notificações de e-mails

Isto tende a te desconcentrar com frequência. Sentir a urgência de parar o que você está fazendo para responder e-mails pode ser bastante improdutivo. Normalmente, é preciso apenas verificar o e-mail poucas vezes ao dia.

3. Deixe seu celular de lado

Você pode verificá-lo durante o almoço, quando sair do trabalho ou em alguns momentos vagos. Assim como o aviso de e-mails, as inúmeras notificações de seu smartphone facilmente tomará sua atenção durante todo o dia.

4. Faça uma lista de tarefas

Redija uma lista de tarefas todas as manhãs. Isso ajudará a mantê-lo focado no trabalho e te dará uma sensação de realização enquanto for  superando cada uma delas.

 

Considerações Finais:
Uma regra simples a se ter em mente é trabalhar enquanto você estiver no trabalho. Não há nada de errado em trabalhar duro quando necessário, apenas não faça disso, seu estilo de vida.

 

Fonte: Archdaily