10 projetos arquitetônicos inovadores de Zaha Hadid.

Zaha Hadid, amplamente conhecida por ser a maior arquiteta do mundo na atualidade.

Zaha Hadid por Brigitte Lacombe

Morreu no ultimo dia 31, aos 65 anos, a Arquiteta Zaha Haddid, responsável por projetos como a Opera House de Guangzhou e o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres, Zaha é considerada a Arquiteta mais conhecida no mundo. Primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura e vencedora duas vezes do Prêmio mais prestigiado de Arquitetura do Reino Unido, o RIBA Stirling Prize. Conquistou sua reputação com trabalhos teóricos inovadores, o  interesse  da artista estava na interface entre arquitetura, paisagem e geologia, seu trabalho integrou através do uso de tecnologias inovadoras, resultados em formas arquitetônicas inesperadas e dinâmicas.

Artista com mais de 30 anos no mercado, Zaha deixou uma carreira extensa e premiada, não nos resta dúvidas sobre a sua ousadia, talento, e agora, da falta que fará à arte.

Em sua homenagem listamos 10 de seus melhores projetos, confira abaixo:

1. Estação de Combate a Incêndio de Vitra em Weil am Rhein, Alemanha. (1993)
Concluído em 1993 foi o seu primeiro projeto construído.

1

2. Casa de Ópera de Guangzhou em Guangzhou, China. (2010)
Com 70 mil metros de área construída o conjunto inclui um teatro com capacidade para 1.800 pessoas, espaços multifuncionais e áreas de apoio.

2

3. Museu Maxxi em Roma, Itália. (1999)
Projeto que rendeu a Zaha o prêmio Stirling em 2010. Para ela, o museu “não é um objeto recipiente, mas um campus para a arte”, onde os fluxos e caminhos se sobrepõem e se conectam a fim de criar um espaço dinâmico e interativo. Com 29.000 metros quadrados, o Maxxi é o primeiro edifício de estilo contemporâneo construído no centro histórico de Roma.

3

4. Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (2011)
O conceito arquitetônico do Centro Aquático de Londres é inspirado pelas geometrias fluídas da água em movimento, criando espaços e um ambiente ao redor que refletem as paisagens da orla do Parque Olímpico.

4

5. Museu Riverside em Glasgow, Escócia.
A obra fica às margens do Rio Clyde e foi concebida com o intuito de fazer uma ligação do canal com a cidade. Idealizado em 2004 o projeto de 11 mil metros quadrados é cheio de curvas fazendo com que o visitante circule de forma fluída entre os 3.000 itens ligados a história do transporte e da tecnologia da cidade. Na fachada as linhas curvas se transformam em linhas retas e pontudas. O projeto foi o vencedor do European Museum Academy Micheletti Award 2012.

5

6. Museu de Arte Eli & Edythe Broad
Localizado no campus da Universidade do Estado de Michigan. A fachada do museu com suas linhas em várias direções conferem ao projeto um caráter de mudança constante.

6
7. Burnham Pavilion em Chicago, Estados Unidos. (2009)
Instalado no Millennium Park, o Burnham Pavilion teve como conceito a ideia de reinvenção da cidade fazendo uma menção ao futuro. A obra temporária foi criada para a comemoração dos 100 anos da cidade de Chicago, sendo desmontada um tempo depois.

7

8. Biblioteca e Centro de Aprendizagem da Universidade de Economia de Viena, Áustria. (2013)
A característica marcante da fachada é a separação por cores os seus dois grandes volumes, dividindo assim, em duas áreas que representam as duas atividades exercidas no seu interior. As linhas retas que aparecem no seu exterior se tornam curvas à medida que adentram o seu interior, garantindo a sensação de fluidez que a arquiteta sempre buscava em seus projetos.

8

9. Centro Heydar Aliyer em Baku, Azerbaijão. (2013)
O Centro foi concebido para tornar-se o edifício principal para programas culturais da nação. A rígida arquitetura soviética presente em Baku é deixada de lado para expressar a sensibilidade da cultura Azeri e o otimismo de um país que olha para o futuro através da arquitetura de Zaha Hadid.

9

10. Residencial Casa Atlântida no Rio de Janeiro, Brasil.
O primeiro projeto da arquiteta no Brasil foi idealizado em 2014 e será construído em Copacabana. O edifício terá onze pavimentos e contará com uma piscina na cobertura. A forma do edifício se assemelha a uma espinha dorsal.

10

 

Fonte: http://www.arquiteturanaestrada.com.br/2016/03/31/homenagem-a-arquiteta-zaha-hadid/