4 motivos para participar de concursos de arquitetura

modelo_tamanhoA profissão de arquitetura evolui a cada dia, e é importante não perder de vista o valor extraordinário que os concursos podem trazer para os arquitetos, empresas e profissionais da área. Independente de seu tipo, estrutura ou cultura, os concursos de projeto são importantes oportunidades criativas que podem enriquecer nossas experiências pessoais e profissional, além de fortalecer o papel do profissional na história.

Confira 4 motivos para você participar de concursos:

1. Eles reforçam a cultura do escritório
Concursos frequentemente tem muito menos “desafios do mundo real” em seus estágios iniciais e permitem que você a flexionar totalmente seus músculos criativos. São capazes de sonhar, experimentar e tentar novas coisas em uma escala que nem sempre é possível no cotidiano do projetar. Isso não é só bom para a criatividade, mas bom também para a cultura da empresa.  A criatividade sem limites que encontramos dentro dos concursos tem um talento especial para influenciar a energia, a comunicação e trabalho criativo em outros projetos também.

2. Eles influenciam os projetos para outros clientes
Os projetos e esquemas que desenvolvemos durante os concursos nem sempre se transformam em obras construídas, mas podem influenciar outros projetos que estamos comprometidos no momento.

3. Concursos são sempre um bom treino
Enquanto competições de design e obras para clientes faturáveis são diferentes, há aspectos que ambos partilham.  Tratamos todos estes passos como mini-concursos, logo, muito deste trabalho acontece e é gerado da mesma forma que se envolvem as competições e clientes reais – pesquisar, visitar o terreno, desenhar, imaginar, refinar e desenhar mais. Este trabalho  para ganhar um  concurso muitas vezes influencia diretamente o resultado final com seus clientes.

4. Eles ajudam a identificar e incorporar bons talentos de projeto à equipe
Os melhores profissionais são auto selecionados, enxergam o mundo através do prisma de projeto e estão sempre na busca por novas maneiras de brilhar quando se afastam das horas pagas e simplesmente pensam da maneira mais criativa possível.  Assim você pode dizer quem vai tirar de letra um bom projeto baseado em seu trabalho fora do escritório, isto evidencia a amplitude do trabalho e surpreende com o compromisso de projetos e criatividade.

Fonte: Archdaily