A importância do Paisagismo no seu projeto Arquitetônico

       
  A arquitetura sustentável compreende as necessidades de seus clientes e apresenta soluções criativas através do uso de materiais e tecnologias inovadoras. A instalação de mais janelas para evitar o uso de energia elétrica, utilização de materiais renováveis e ecologicamente indicados, escolha de lâmpadas mais econômicas, e também a criação de áreas verdes tanto para o plantio, como para proporcionar mais conforto e contribuir para a redução do gás carbônico na natureza.
      Todo bom projeto arquitetônico é reconhecido pelo cuidado dado aos detalhes, durante muito tempo o paisagismo foi visto como um destes detalhes, mas de tão marcante hoje se tornou um aliado importante para valorizar e humanizar qualquer ambiente comercial ou residencial, tornando casas mais acolhedoras, lojas e escritórios mais atraentes, e até mais produtivos devido ao efeito tranquilizante que sua ambientação causa nas pessoas.
Foto: reprodução
Foto: reprodução
       O paisagismo pode transformar e encantar qualquer espaço e, o melhor, representar melhores ganhos na hora da venda do imóvel. Pesquisas mostram uma valorização em cerca de 10% do valor residencial em SP para empreendimentos com jardins bem cuidados, contra uma desvalorização de cerca de 15% do bem com áreas verdes negligenciadas. Ou seja, além do retorno do investimento você ganha um espaço de lazer bonito para aproveitar com a família e amigos, ou ter como ambiente de trabalho.
      O pouco espaço não é desculpa para não ter um jardim. Se faltarem metros quadrados, as plantas podem subir pelas paredes. Boa ideia para varandas de apartamentos compactos, os jardins verticais podem ter formatos variados e abrigar diferentes espécies. A especialista em imóveis Agente Imóvel dá várias dicas sobre o tema.
 
       O paisagismo se funde às construções, realçando suas formas, disfarçando as imperfeições, rompendo a rigidez dos materiais e suavizando o dia a dia de trabalho. E em uma era de conscientização global para a manutenção de um planeta sustentável com mais qualidade de vida, os jardins verticais, telhados verdes e aplicação do verde em diferentes ambientes se tornaram quase que obrigatórios.
Fonte: Papo de Arquiteto