Polo Alphaville Dicas: Van Goch – Vida e obra de um gênio

Vicente Willem Van  Goch, nascido em 30 de Março de 1853, foi um pintor pós-impressionista neerlandês. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas de ciprestes, campos de trigo e girassóis. 

Van Goch

Em seu mês de aniversário, o Polo Design Alphaville indica a profissionais e entusiastas da aérea o filme Van Goch – Vida e obra de um gênio.

França, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Itália uniram-se para esta produção inicialmente pensada como uma série de quatro horas de duração para a BBC. Com uma equipe formada por franceses e holandeses, e apenas dois atores ingleses, Tim Roth e Paul Rhys nos papéis de Vincent e Theo,  Robert Altman (Diretor) sentiu em certo momento que a dificuldade com a língua era difícil de transpor e percebeu que essa dificuldade de entendimento tinha a ver com a história que conta no filme. O projeto o interessou pela possibilidade de compor um retrato diferente da habitual imagem do artista punido por estar à frente de seu tempo. O Van Gogh de Altman é um homem solitário, que fala uma outra língua, um criador obsessivo, exigente com sua arte.

“Sonhos” do diretor  Akira Kurosawa, não é bem um filme sobre Van Gogh, mas um interessante leitura do artista.

Sonhos

Na década de 1990, Akira Kurosawa lançou “Sonhos”, um filme composto por uma série de curtas sobre sonhos – baseado nos sonhos do próprio Kurosawa. Em um desses sonhos, intitulado “Corvos”, Kurosawa, um visitante “entra” em uma das obras de Van Gogh – interpretado pelo diretor Martin Scorsese – e conhece o pintor.

O sonho “Corvos” é uma interpretação livre e sensível sobre Van Gogh feita pelo  Kurosawa. O jovem japonês visitante do museu – e aspirante a pintor – se perde ao fitar a obra “Campo de trigo com corvos” e acaba se perdendo em sua obra. Durante o curta, o jovem – representa o diretor – se perde por outras obras e acaba conhecendo Van Gogh. Sensível, os dez minutos de duração do curta, trazem o âmago do artista holandês. Frenético em seu ofício e de gênio irascível em uma das frases mais memoraveis do curta, Van Gogh afirma: “Ontem eu tentava completar um auto-retrato. Não conseguia acertar a orelha, então cortei a orelha e a joguei fora”..

Fonte: Wikipedia;AdoroCinema;Obvious