Dica Cultural: O Deus das Pequenas Coisas por Arundhati Roy


Elogiado livro de estréia da indiana Arundhati Roy, O deus das pequenas coisas narra a história dos gêmeos Rahel e Estha, que, na Índia de 1969, crescem entre os caldeirões de geléia de banana e as pilhas de grãos de pimenta da fábrica da avó cega. Armados da inocência invencível das crianças, os dois tentam inventar uma infância à sombra da ruína que é sua família – a mãe, a solitária e adorável Ammu; o delicioso tio Chacho; a inimiga Baby Kochamma e o fantasma de uma mariposa que um dia pertenceu a um entomologista imperial. Rahel e Estha descobrem que as coisas podem mudar num só dia, que as vidas podem ter seu rumo alterado e assumir novas – e feias – formas. Descobrem que elas podem até cessar para sempre.

A escritora Arundhati  Roy dedica atenção especial (como sugere o título) às pequenas coisas da vida, mas mais importante, como elas se conectam às coisas maiores. Esta compreensão da profunda relação entre detalhes e contexto é certamente influenciada por sua educação na Escola de Planejamento e Arquitetura em Delhi, que contribuiu com suas decisões de estrutura e espaço na história.

Ancorada na angústia mas alimentada pela magia e por um profundo conhecimento, esta pequena obra-prima ganhou o prêmio britânico Booker Prize de 1997, foi editada em 36 países e encabeçou por semanas a lista de mais vendidos na Grã-Bretanha, Austrália, Índia e Noruega, na época de seu lançamento.

 

Fonte: ArchDaily, Companhia das Letras