Normalmente colocados no mesmo balaio como sinônimos, quando falamos em gestão de empresas, os termos possuem conceitos diferentes.
Descubra a diferença:
Custo é todo o gasto consumido na fabricação de um bem e serviço. Está diretamente ligado com o produto final que você vende ao seu cliente. O custo varia conforme o aumento da demanda do mercado por aquilo que você oferece: se, por exemplo, você vende apitos, a busca por este tipo de produto tende a aumentar com a Copa do Mundo e os custos de sua empresa, consequentemente, também se elevam, já que você terá de adquirir mais matéria-prima para produzir os objetos.
Já as despesas representam tudo o que é operacional, mas sem conexão com sua atividade-fim. Aqui podemos citar como exemplo o salário da equipe administrativa e da limpeza, que são fixos, independentemente de ocorrer, ou não, a produção dos apitos.
Compreendido? Assim, definindo bem quais são os custos e quais são as despesas de sua empresa separadamente, você pode ter uma mensuração mais exata dos lucros obtidos. Boa sorte!
Fonte: Guia do Empreendedor