Exposição Casas Modernistas

A arquitetura modernista brasileira, em especial a paulistana, é uma referência mundial.
Diante disso, o Polo Design Alphaville organizou visitas em três Casas dos Modernistas Warchavchik, Artigas e Bratke, convidando profissionais para o registro, através de desenhos, sobre a percepção desses espaços. O resultado foi transformado em uma exposição, que ficará de 2 de abril até 5 de maio, no Shopping Tamboré.

Várias dessas casas, com quase cem anos de construção, ainda são motivo de estudos e recebem visitantes de todas partes do mundo todo. Este tipo de arquitetura remete a tempos em que não existiam instrumentos digitais como computadores e softwares. E, por muitas vezes, os arquitetos desenhavam suas ideias sem nenhum instrumento de auxílio, como réguas e esquadros, é o chamado desenho à mão livre.

Esta exposição é resultado de visitas realizadas pelo Polo Design Alphaville a três casas modernistas, com grupos de arquitetos e designers de interiores. Esses profissionais, de destaque na região do Alphaville, tiveram a oportunidade de exercitar seu olhar e registraram elementos diversos através de desenhos a mão livre.

Promover estes desenhos tem dois conceitos principais:

  1. Apresentar estas casas de importância mundial para a arquitetura contemporânea. E que ajudaram a mudar conceitos que estão hoje nas casas atuais e na nossa forma de morar e viver.
    1. Estimular as pessoas a retomar o desenho à mão livre e de observação. Promover o olhar atento sobre o ambiente ao nosso redor e fazer registros através de desenhos de expressão. Este exercício estimula nosso cérebro a pensar diferente, desenvolve a criatividade e principalmente afastar olhares das cansativas telas de aparelhos digitais.

Apresentamos três ícones da arquitetura modernista: A Casa Modernista do arquiteto Gregori Warchavchik de 1927, a primeira casa modernista do Brasil e considerada por alguns estudiosos a primeira do mundo. As Casas do arquiteto Vilanova Artigas 1942 e 1949, que trabalhou com Warchavchi e Bratke, fazendo assim uma ponte de diálogo entre as outras duas casas. E a casa de Maria Luisa e Oscar Americano do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke 1952.

Para realização destes desenhos o Polo Alphaville contou com o apoio da Staedtler, empresa alemã do século XVII, seu fundador Johann Sebastian Staedtler, revolucionou a produção de lápis de grafite e foi o inventor do lápis de cor, tornando-se, numa empresa mundial referência de qualidade para materiais técnicos de desenho. A Staedtler do Brasil está sediada no Alphaville.

A exposição conta, mais uma vez, com a parceria do Shopping Tamboré que compreendeu a importância desta temática e cedeu o espaço desta galeria com fluxo importante de pessoas que acreditamos serem leitores e multiplicadores desta ideia.

Apreciem.

Alvaro Guillermo

Curador