Google homenageia arquiteta e designer Chu Ming Silveira

Em mais um doodle (logomarca comemorativa) o Google homenageia a arquiteta e designer Chu Ming Silveira

Chu Ming Silveira, arquiteta e designer sino-brasileira que completaria 76 anos, formou-se pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Em 1964, notabilizou-se pela concepção dos protetores telefônicos, popularmente conhecidos como Orelhinha e Orelhão.

A partir da forma do ovo, simples e acusticamente melhor, foram desenvolvidos os chamados Orelhão, ícones do design brasileiro e do mobiliário urbano mundial.

orelhao
Foto: Reprodução

Na época de seu lançamento, os Orelhões foram denominados pela CTB (Companhia Telefônica Brasileira) Chu I e Chu II, em homenagem à sua inventora. O modelo Chu I, em acrílico cor-de-laranja, foi idealizado para telefones públicos instalados em locais fechados, como estabelecimentos comerciais e repartições públicas, ao passo que o Chu II foi concebido para áreas externas, fabricado em fibra de vidro , resistente ao sol, chuva, frio e altas temperaturas brasileiras.

Atualmente existem mais de 52 mil orelhões no Brasil. Adaptações de projeto de Chu Ming podem ser encontradas no Peru, Colômbia, Angola, Moçambique e China.

Fonte: Wikipédia